DEPUTADO QUER ATENDIMENTO ESPECIAL A IDOSOS NOS TRANSPORTES PÚBLICOS

As empresas que fazem o transporte de passageiros por via aérea, terrestre, marítima ou fluvial poderão ser obrigadas a manter funcionários treinados para auxiliar o idoso nos procedimentos de embarque e desembarque. É o que prevê o Projeto de Lei n. 1386/2015, de autoria do deputado federal Sérgio Reis (PRB-SP), que altera o Estatuto do Idoso.

O objetivo da proposta, segundo ele, é assegurar às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos a prioridade e a segurança ao embarcar e desembarcar de um veículo do sistema de transporte coletivo. “Hoje o que a gente vê por aí é muito desrespeito para com os idosos, principalmente no transporte público das grandes cidades. Na verdade, os idosos são constrangidos diariamente. E isso ocorre quando um motorista não para no ponto para pegar o idoso, quando um idoso vai subir a escada do ônibus com extrema dificuldade e não recebe auxílio algum por parte da empresa, e em várias outras situações”, relata Sérgio Reis.

Prestes a completar 75 anos, o deputado afirma que tem presenciado várias situações de desrespeito e constrangimento aos idosos também nos aeroportos. Ele cita como exemplo o caso recente de uma senhora que se encontrava sozinha no Aeroporto de Guarulhos e não sabia como acessar o portão de embarque. Ao pedir informações a um atendente da companhia aérea, ela foi tratada com frieza e indiferença, e precisou recorrer à ajuda de outros passageiros.

“É lamentável ver esse tipo de coisa acontecer no Brasil. A pessoa idosa não tem a mesma capacidade de compreensão de um jovem, e acaba enfrentando dificuldades, às vezes por não ouvir direito um aviso, por não compreender um determinado procedimento ou simplesmente por dificuldade de se locomover, o que é mais comum. Em todos esses casos, a presença de um monitor treinado é imprescindível. Isto sim é reconhecer e garantir os direitos dos idosos, conforme está escrito no estatuto”, argumenta Sérgio Reis.

O Projeto de Lei 1386/2015 encontra-se atualmente na Comissão de Seguridade Social e Família aguardando a designação de um relator.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o Serjão

Deixe aqui sua mensagem para o Serjão

Enviando

©2018 Sérgio Reis

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?