DEPUTADO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TUBERCULOSE

Membro da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, o deputado federal Sérgio Reis (PRB-SP) participou na manhã desta quinta-feira (8) de uma audiência pública com a presença do deputado inglês Nick Herbert, membro do Parlamento do Reino Unido e atual presidente da Frente Parlamentar Global de Enfrentamento à Tuberculose. A reunião teve como principal objetivo debater o papel do parlamento na luta contra a tuberculose no mundo. Além do político britânico, também participaram da mesa de debates o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, e Luis Codina, representante adjunto da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Formada por parlamentares dos cinco continentes, a Frente Parlamentar Global de Enfrentamento à tuberculose foi criada a partir da Declaração de Barcelona, assinada em outubro de 2014 por representantes da África do Sul, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Quênia, Reino Unido e Tanzânia. Hoje, a declaração já foi assinada por mais de 590 parlamentares de 96 países. O grupo destaca a importância de usar os meios à disposição para requerer ações sustentadas pelos governos, de forma a garantir recursos nacionais e internacionais para o combate à tuberculose, e de fomentar a priorização da doença nas agendas políticas.

Para Nick Herbert, o papel do parlamentar é fundamental para garantir a presença desses temas no debate político de cada país. “À medida que novas ameaças como o ebola demandam a atenção de todo o mundo, precisamos lembrar aos líderes políticos que a tuberculose ainda mata 1,5 milhão de pessoas todos os anos, o que significa que a cada dia ela mata tantas pessoas quanto o ebola matou no total. O mundo não pode se dar ao luxo de fazer escolhas entre enfrentar uma ou outra doença – é preciso lutar em todas as frentes para vencer todas as epidemias”.

Dados assustadores

Sérgio Reis se disse impressionado com os números revelados pelas autoridades sobre o avanço da tuberculose, principalmente a constatação de que os medicamentos utilizados atualmente são inadequados e as vacinas e métodos de diagnósticos disponíveis insuficientes. Soma-se a isso o problema da conscientização da população para o perigo que a doença ainda representa nos dias atuais.

Campanha nacional

Como forma de dar sua contribuição, o deputado anunciou que pretende buscar o apoio da classe artística para a realização de grande campanha de conscientização sobre a tuberculose. A ideia é produzir um vídeo de no máximo um minuto de duração para ser veiculado na abertura dos grandes shows musicais, a começar pelos eventos ligados ao universo sertanejo. “Eu vou chamar o Daniel, o Zeca Pagodinho e todos os meus amigos artistas para nos ajudarem nisso. Nós fazemos semanalmente shows para centenas de milhares de pessoas, e utilizando apenas um minuto do nosso tempo podemos fazer uma grande diferença”, declarou Sérgio Reis.

O presidente da Comissão de Seguridade Social, deputado Antonio Brito, disse que a iniciativa do deputado Sérgio Reis será realmente uma grande contribuição na luta contra a tuberculose, e que todos ali se sentiam honrados e sensibilizados com o seu gesto.

No Congresso brasileiro, a Frente Parlamentar pela Luta Contra a Tuberculose – composta por deputados e senadores – tem o objetivo de acompanhar a política nacional de controle da tuberculose, buscando, de forma contínua, aperfeiçoar a legislação relacionada à saúde, à assistência social e a outras políticas vinculadas, a partir das comissões temáticas da Câmara e do Senado.

Com informações da Ascom/Com. Seguridade Social

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o Serjão

Deixe aqui sua mensagem para o Serjão

Enviando

©2017 Sérgio Reis

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?