DEPUTADO REPRESENTA COMISSÃO DE CULTURA NA FESTA DA MÚSICA, EM CANELA-RS

De 18 a 22 deste mês, aconteceu na cidade de Canela (RS) a tradicional Festa Nacional da Música, e o deputado federal Sérgio Reis (PRB-SP) participou do evento representando a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, onde é titular da subcomissão permanente sobre fontes de recursos para incentivo à cultura. Considerada o evento mais importante da música brasileira na atualidade, a Festa Nacional da Música 2015 reuniu no Hotel Laje de Pedra centenas de músicos, produtores, jornalistas, divulgadores, técnicos e executivos envolvidos diretamente na criação e difusão de todos os segmentos da música brasileira.

Na abertura do Congresso Nacional da Música, evento que faz parte da programação da festa, estiveram presentes, além de Sérgio Reis, o deputado federal e ex-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o cantor Ivan Lins, a presidente do Ecad, Glória Braga, o secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, o violonista Robson Miguel e outras personalidades ligadas à cultura.

A grande discussão no congresso ficou por conta principalmente da questão do direito autoral e da necessidade de aprovação de políticas públicas de valorização da cultura no país. Ivan Lins, por exemplo, falou dos avanços obtidos com a aprovação da PEC da Música no Congresso Nacional, que isenta de impostos a venda de CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. Por outro lado, lamentou a falta de uma política cultura mais arrojada no país. Já o deputado Sérgio Reis, por sua vez, fez um relato de sua trajetória artística e falou dos desafios que enfrentou na carreira. Ele também defendeu, de forma enfática, os compositores e artistas de modo geral. Ele disse que autores de músicas consagradas muitas vezes morrem na miséria, por falta de uma legislação clara referente aos direitos autorais. A mesma reclamação ele já havia feito durante uma audiência pública na Comissão Especial da Câmara que discute a questão dos direitos autorais. Na condição de deputado e representante do Parlamento brasileiro, Sérgio Reis se colocou à disposição de toda a classe artística e dos agentes culturais para ajudar no que for possível em Brasília. Ele também parabenizou o presidente da Festa Nacional da Música, Fernando Vieira, pela realização do evento, e ressaltou que a festa é o mais importante fórum de debate das questões relacionadas à música, e que muitos avanços já foram obtidos nos últimos anos a partir das discussões levantadas no âmbito da festa. “A festa da música não é apenas um evento de confraternização dos artistas, ela é, sobretudo, um espaço democrático onde nós discutimos os rumos da cultura brasileira, apresentando os problemas e propondo soluções. Por isso se tornou um evento tão importante”, declarou o deputado.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o Serjão

Deixe aqui sua mensagem para o Serjão

Enviando

©2018 Sérgio Reis

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account