HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS É PREMIADO NA CÂMARA

Reconhecido internacionalmente como unidade de saúde referência no tratamento do câncer no Brasil, o Hospital do Câncer de Barretos foi agraciado nesta semana com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, homenagem concedida anualmente pela Câmara dos Deputados a cinco entidades (uma de cada região do País) cujos trabalhos ou ações mereçam destaque por promoverem acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. O diretor-presidente do Hospital, Henrique Prata, recebeu a homenagem acompanhado do deputado federal Sérgio Reis (PRB-SP), um dos mais antigos colaboradores e apoiadores do hospital. A solenidade de entrega da premiação aconteceu nessa terça-feira, 11h, no Salão Nobre da Câmara, com a participação de diversos parlamentares e profissionais da saúde.

Além do Hospital do Câncer de Barretos, representando o Sudeste, também foram premiados a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, representando a região Centro-Oeste, o Hospital Ophir Loyola, de Belém (PA), representando a região Norte, a Maternidade Darcy Vargas, de Santa Catarina, representando a região Sul, e a Maternidade Escola Januário Cicco, de Natal (RN), pela região Nordeste.

Para o deputado Sérgio Reis, o Prêmio Dr. Pinotti é uma iniciativa louvável da Câmara dos Deputados, uma vez que as instituições homenageadas são notadamente compromissadas com a saúde pública de qualidade. É o caso, segundo ele, do Hospital do Câncer de Barretos, que realiza um trabalho pioneiro de tratamento a pacientes com câncer vindos de todas as regiões brasileiras.

Henrique Prata se disse bastante feliz e lisonjeado com a homenagem, e ressaltou que o mais importante no Hospital de Câncer de Barretos é o tratamento humanizado dado a seus pacientes. Ele também destacou o fato de todo o atendimento ser oferecido gratuitamente à população, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.

Presente na abertura da solenidade, o presidente interino da Câmara, Valdir Maranhão, destacou que o Prêmio Dr. Pinotti “valoriza as entidades que persistem no aperfeiçoamento da saúde da mulher, e assim contribuem para a melhoria significativa dos índices no setor”.

O prêmio
Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, que faleceu em 2009. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti teve mais de 1.300 publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros.  Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina. A premiação acontece no mês de maio, na semana do dia 28, quando se comemora o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

13260059_1701665690092785_9176919998840932077_n

Mariana Pinotti, representou seu pai na solenidade.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o Serjão

Deixe aqui sua mensagem para o Serjão

Enviando

©2017 Sérgio Reis

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?